TEORIA DA CONTABILIDADE - ESAB - PROVA ONLINE

             TEORIA DA CONTABILIDADE 07 DE DEZEMBRO DE 2021                                                                   PROVA ONLINE  - NOTA 10 Questão 1 : (Elaboração Própria) A contabilidade tem como principal objetivo a(o): A)fornecimento de informações que proporcionem aos seus mais diversos usuários — sejam internos, sejam externos — utilidade no processo de tomada de decisões. B)elaboração de guias de recolhimento de tributos a fim de manter a entidade em conformidade com os ditames legais. C)elaboração de demonstrações contábeis que atendam as finalidades específicas de determinado grupo de usuários. D)avaliação da capacidade das entidades comerciais em arcar com suas obrigações financeiras. E)mensuração de bens patrimoniais a fim de elaborar corretamente as demonstrações contábeis. Questão 2 : (Exame de Suficiência, 2017/02) De acordo com o que define a NBC TG ESTRUTURA CONCEITUAL – ESTRUTURA CONCEITUAL PARA ELABORAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE RELATÓRIO CONTÁBIL-FINANCEIRO, em rel

HERMENEUTICA

De acordo com o artigo 5o, XXXV da CF/88, a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito. Neste caso podemos dizer que a jurisdição (poder de dizer o direito) "cria o direito" para não fugir do seu dever legal de sempre dar uma resposta às demandas que lhe são submetidas, solucionando o caso concreto. Com referência ao dispositivo constitucional acima previsto podemos dizer que trata-se do princípio:

A)da inércia da jurisdição.

B)da inafastabilidade da jurisdição.

C)da territorialidade da jurisdição.

D)da investidura da jurisdição.

E)da analogia.


A interpretação doutrinária do direito:

A)tem força vinculante e obrigatória condicionando as decisões judiciais.

B)é obrigatória mas não tem força vinculante nas decisões judiciais.

C)não tem força vinculante e obrigatória, mas contribui para a evolução dos sistemas jurídicos contemporâneos.

D)significa dizer o direito ao caso concreto.

E)é um princípio geral do direito.


A interpretação doutrinária é chamada de:

A)argumento de autoridade.

B)argumento por causa e consequência.

C)argumento de exemplificação ou ilustração.

D)argumento de senso comum.

E)argumento de fuga.


Analise as assertivas abaixo:
I - A zetética procura instaurar uma sociedade juridicamente segura, retirando parte da área de decisão do operador do direito, que deve agir de maneira a respeitar os limites do que foi imposto pela legislação.

II - A dogmática coloca o questionamento como posição fundamental, o que significa que qualquer paradigma pode ser investigado.

Assinale a alternativa correta:

A)I e II são falsas.

B)somente I é correta.

C)somenet II é correta.

D)I e II são corretas e a segunda justifica a primeira.

E)I e II são corretas e a segunda não justifica a primeira.

Comentários