HERMENEUTICA

De acordo com o artigo 5o, XXXV da CF/88, a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito. Neste caso podemos dizer que a jurisdição (poder de dizer o direito) "cria o direito" para não fugir do seu dever legal de sempre dar uma resposta às demandas que lhe são submetidas, solucionando o caso concreto. Com referência ao dispositivo constitucional acima previsto podemos dizer que trata-se do princípio: A)da inércia da jurisdição. B)da inafastabilidade da jurisdição. C)da territorialidade da jurisdição. D)da investidura da jurisdição. E)da analogia. A interpretação doutrinária do direito: A)tem força vinculante e obrigatória condicionando as decisões judiciais. B)é obrigatória mas não tem força vinculante nas decisões judiciais. C)não tem força vinculante e obrigatória, mas contribui para a evolução dos sistemas jurídicos contemporâneos. D)significa dizer o direito ao caso concreto. E)é um princípio geral do direito. A interpre

REL ETNICO-RAC/AFRODESC (OPT) D703_50104_R_20212 - ATIVIDADE TELEAULA III

Pergunta 1

De que forma a literatura, a mídia e a escola podem ser responsáveis pela permanência de estereótipos raciais?

I. Em novelas, filmes e livros; reservando aos negros as personagens subservientes e submissas.

II. Nos currículos escolares, pressupondo que todos os alunos apresentam as mesmas condições, o que acaba discriminando certos grupos.

III. Nas salas de aula, quando os professores procuram trabalhar a diversidade e o resgate de aspectos culturais de diversos grupos.

Estão corretas as afirmações:

Resposta Selecionada:

a. I e II. 




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Pergunta 2

A partir da vigência da Lei 10.639/2003, todo professor precisa encontrar estratégias para uma educação para a igualdade racial. As alternativas apresentam algumas dessas possibilidades, exceto:

Resposta Selecionada: d) Preparar os alunos para se adequarem aos modelos sociais estabelecidos e ao ideal de vida moderno.

 

Pergunta 3

A prática educativa precisa ser desenvolvida com intencionalidade e persistência, com vistas à promoção da igualdade racial. Quais os desafios para os professores nessa sua prática?

 I. A desconstrução do mito da democracia racial.

II. A simplificação excessiva de fatos históricos apresentados nos livros didáticos.

III. A ausência da perspectiva étnico-racial na definição dos currículos e conteúdos.

Estão corretas as seguintes afirmações:

Resposta Selecionada: c) I, II e III.

 

Pergunta 4

Todas as afirmações expressam alguns motivos pelos quais as crianças e os adolescentes negros no Brasil encontram dificuldades em construir sua identidade negra, exceto:

Resposta Selecionada: c) As crianças e os adolescentes negros podem construir sua identidade a partir de representações e imagens positivas dos negros presentes na mídia, na literatura, nos livros didáticos etc.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


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