HERMENEUTICA

De acordo com o artigo 5o, XXXV da CF/88, a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito. Neste caso podemos dizer que a jurisdição (poder de dizer o direito) "cria o direito" para não fugir do seu dever legal de sempre dar uma resposta às demandas que lhe são submetidas, solucionando o caso concreto. Com referência ao dispositivo constitucional acima previsto podemos dizer que trata-se do princípio: A)da inércia da jurisdição. B)da inafastabilidade da jurisdição. C)da territorialidade da jurisdição. D)da investidura da jurisdição. E)da analogia. A interpretação doutrinária do direito: A)tem força vinculante e obrigatória condicionando as decisões judiciais. B)é obrigatória mas não tem força vinculante nas decisões judiciais. C)não tem força vinculante e obrigatória, mas contribui para a evolução dos sistemas jurídicos contemporâneos. D)significa dizer o direito ao caso concreto. E)é um princípio geral do direito. A interpre

REL ETNICO-RAC/AFRODESC (OPT) D703_50104_R_20212 - ATIVIDADE TELEAULA I

 

 

                                    1.       REL ETNICO-RAC/AFRODESC (OPT) D703_50104_R_20212

 

 

 

                                                  ATIVIDADE TELEAULA I

 

 

 

 Pergunta 1

Os conceitos de raça e etnia são essenciais para o estudo das relações étnico-raciais. Assim, de acordo com nossos estudos, quais os conceitos de raça e etnia?

Resposta Selecionada:

c. Raça simboliza a luta contra toda forma de racismo e discriminação e etnia requerem uma escolha, posicionamento, daquele que pretende fazer parte de um grupo.

 

Pergunta 2

A partir da análise dos dados do IBGE apresentados, assinale a alternativa correta:

Resposta Selecionada:

b. As mulheres negras são, em sua maioria, mais excluídas social e economicamente em relação às mulheres brancas e aos homens brancos e negros.

 

Pergunta 3

Em 2011 definiu-se como Ano Internacional dos Afrodescendentes. Qual foi considerada uma das principais intenções para esse lançamento?

Resposta Selecionada:

c.Despertar na comunidade internacional o interesse em ampliar os direitos fundamentais aos afrodescendentes.

 

Pergunta 4

O movimento negro foi e continua sendo um elemento essencial na conquista e na garantia de direitos fundamentais a essa população. Sobre esse assunto, assinale a alternativa incorreta:

Resposta Selecionada:

e. Não houve movimentos negros no Brasil até a abolição da escravidão, em 1888.

 


Comentários