HERMENEUTICA

De acordo com o artigo 5o, XXXV da CF/88, a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito. Neste caso podemos dizer que a jurisdição (poder de dizer o direito) "cria o direito" para não fugir do seu dever legal de sempre dar uma resposta às demandas que lhe são submetidas, solucionando o caso concreto. Com referência ao dispositivo constitucional acima previsto podemos dizer que trata-se do princípio: A)da inércia da jurisdição. B)da inafastabilidade da jurisdição. C)da territorialidade da jurisdição. D)da investidura da jurisdição. E)da analogia. A interpretação doutrinária do direito: A)tem força vinculante e obrigatória condicionando as decisões judiciais. B)é obrigatória mas não tem força vinculante nas decisões judiciais. C)não tem força vinculante e obrigatória, mas contribui para a evolução dos sistemas jurídicos contemporâneos. D)significa dizer o direito ao caso concreto. E)é um princípio geral do direito. A interpre

O PAPEL DO HOMEM NO ENFRENTAMENTO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER - EXERCÍCIO- MÓDULO 2

 Questão 1

Em 2020, os canais Disque 100 (Disque Direitos Humanos) e Ligue 180 (Central de Atendimento à Mulher) registraram 105.671 denúncias de violência contra a mulher. O número foi divulgado pelo Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos em março de 2021. Sobre a violência de gênero, é correto afirmar que:

Escolha uma opção:

d. A estrutura da sociedade é marcada pela desigualdade de gênero, submetendo as mulheres a uma condição inferior em relação aos homens, que são os principais autores da violência de gênero.

 

Questão 2

“As mulheres ainda são, em grande medida, educadas, ao longo de toda a vida, para ocupar o espaço privado/doméstico e deixar o mundo público/político a cargo dos homens. A chamada “divisão sexual do trabalho” é uma forma de organização típica da sociedade brasileira e de muitas outras sociedades. De acordo com essa divisão, os homens são prioritariamente associados à esfera produtiva e as mulheres à esfera reprodutiva.” (Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, 2019).

Com base no texto acima e nos conhecimentos adquiridos na leitura do fascículo, assinale a opção verdadeira:

Escolha uma opção:

b. Durante a infância, começamos a aprender que determinadas coisas são próprias de meninos e outras de meninas. A divisão sexual do trabalho abordada no texto se reflete na criação das crianças, na escola e durante toda a vida.

 

Questão 3

“Pelo quarto ano consecutivo, a presença feminina em transmissão de games online no País tem aumentado. A pesquisa Games Brasil divulgou em 2019 um estudo que confirma: 53% do público gamer é composto por mulheres.” (Revista Esquinas, 2021).

Marque a opção correta que acerca das mulheres no mundo dos jogos eletrônicos:

Escolha uma opção:

d. Embora a presença feminina venha aumentando nos games online, elas ainda sofrem com assédios por parte de jogadores e desmerecimento de suas qualidades, por isso a educação para o desenvolvimento integral é importante para que as crianças, adolescentes e jovens possam interagir pela internet sem praticar e reproduzir violências.

 

Questão 4

A construção dos padrões de gênero se dá sob os indivíduos desde que nascemos. Somos submetidos às características, práticas e valores associados a cada gênero de diferentes formas, em diversos ambientes e de maneira permanente. Sobre a construção dos padrões de gênero em nossa sociedade na infância, marque a alternativa verdadeira:

Escolha uma opção:

a. A consciência que devemos ser, agir e gostar conforme determinadas características pré-concebidas, de acordo com o sexo que nascemos, pode ser implantada em crianças de maneira violenta, de maneira a corrigir comportamentos destoantes e reforçar padrões de gênero.  

 

Questão 5

O estudo “Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil”, produzido pelo IBGE, atestou que somente 16% dos vereadores eleitos no país em 2020 são mulheres. De acordo com essa informação, e levando em consideração o que você aprendeu no fascículo, assinale a opção correta.

Escolha uma opção:

a. A sub-representação política das mulheres possuem variadas causas, dentre as quais a estrutura desigual da sociedade que, desde a infância, estimula o homem como um ser público e reserva à mulher os cuidados domésticos e o ambiente privado.

VEJA TAMBÉM:

Material Completo Para Correção Do FGTS;

Grandes Teses Previdenciárias;

Método prático para alcançar honorários extraordinários e estabilidade financeira na advocacia;

ADVOGANDO NA CONSTRUÇÃO CIVIL: Método prático para advogar no nicho da CONSTRUÇÃO CIVIL e formar uma carteira de clientes rentáveis;

Imersão LGPD: Método prático para implementação jurídica da proteção de dados;

**

Comentários