HERMENEUTICA

De acordo com o artigo 5o, XXXV da CF/88, a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito. Neste caso podemos dizer que a jurisdição (poder de dizer o direito) "cria o direito" para não fugir do seu dever legal de sempre dar uma resposta às demandas que lhe são submetidas, solucionando o caso concreto. Com referência ao dispositivo constitucional acima previsto podemos dizer que trata-se do princípio: A)da inércia da jurisdição. B)da inafastabilidade da jurisdição. C)da territorialidade da jurisdição. D)da investidura da jurisdição. E)da analogia. A interpretação doutrinária do direito: A)tem força vinculante e obrigatória condicionando as decisões judiciais. B)é obrigatória mas não tem força vinculante nas decisões judiciais. C)não tem força vinculante e obrigatória, mas contribui para a evolução dos sistemas jurídicos contemporâneos. D)significa dizer o direito ao caso concreto. E)é um princípio geral do direito. A interpre

CIENCIAS SOCIAIS - UNIP - TELEAULA UNIDADE 1

  

VEJA TAMBÉM:

Material Completo Para Correção Do FGTS;

Grandes Teses Previdenciárias;

Método prático para alcançar honorários extraordinários e estabilidade financeira na advocacia;


TELEAULA 1

PERGUNTA 1

A imensa variedade de saberes e modos de conhecer o mundo combinam-se em diferentes culturas. Os modos mais aceitos são os saberes do senso comum ou mundo da vida; os míticos; os religiosos; os filosóficos; além dos científicos. Aponte a alternativa com a definição incorreta do saber indicado.

e)Religioso: construção racional dogmática, semelhante ao modo filosófico.

 

 PERGUNTA 2

Algumas condições próprias ao mundo medieval impunham-se como obstáculos ao desenvolvimento das relações sociais capitalistas burguesas, e contra as quais a burguesia se insurge, sendo tomadas como frentes de ação estratégicas diante do projeto burguês. Assinale a alternativa que relacione as condições obstáculos à burguesia e a ação correspondente, cuja “solução” apontada esteja incorreta.

a)Dogmas católicos e reforma católica, de manutenção da própria Igreja.

 

PERGUNTA 3

Assinale a alternativa que apresente a sequência histórica comumente aceita dos principais passos do expansionismo europeu capitalista.

e)Grandes NAVEGAÇÕES de exploração e conquista - capitalismo comercial (MERCANTILISMO) - IMPERIALISMO (comercialização e industrialização desigual e combinada, com subordinação política das ex-colônias e dependência econômica decorrente dos fluxos comerciais determinados pela "metrópole imperial". Trata-se, em suma, do EXPANSIONISMO europeu do século XVI; COLONIALISMO e DOMINAÇÃO britânica do cenário internacional no século XIX.

 

PERGUNTA 4

1.    Dos três autores considerados os “pais da sociologia”, pudemos identificar alguns dos traços principais de seu pensamento. Indique a alternativa com a relação correta entre autor e obra.

a)Karl Marx: visão do todo social calcada numa divisão dual, baseada na propriedade privada dos meios de produção (capital), estando, de um lado, a classe proprietária, empregadora da não proprietária (por assalariamento e exploração da mais-valia), denominados proletários, despossuídos dos tais meios.

 

 VEJA TAMBÉM:

ADVOGANDO NA CONSTRUÇÃO CIVIL: Método prático para advogar no nicho da CONSTRUÇÃO CIVIL e formar uma carteira de clientes rentáveis;

Imersão LGPD: Método prático para implementação jurídica da proteção de dados;


Comentários