CIÊNCIAS SOCIAIS - QUESTIONÁRIO TELE AULA UNIDADE II

  CIÊNCIAS SOCIAIS   QUESTIONÁRIO TELE AULA UNIDADE II   PERGUNTA 1 Assinale a alternativa com a relação correta entre os termos do mundo do trabalho e seus traços principais. d. Trabalho precarizado: relações de trabalho com progressivo aviltamento das condições materiais e ou institucionais, normativas, de seu exercício.   PERGUNTA 2 Assinale a alternativa cuja relação entre perguntas e respostas sobre movimentos sociais esteja correta. A. O que são os movimentos sociais? São organizações sociais demandantes de mais espaço e acesso às riquezas sociais que já produzem e ou também querem produzir, com mais representatividade e serviços assegurados por direito; expõem problemas na organização da vida social. São garantidos e submetidos a leis.                 PERGUNTA 3 Sobre a técnica, é correto afirmar: a)        que ela é: política, cultural, apropriação "de classe"; que ela não é: neutra, universal na origem, sempre democrática.   PERGUNTA 4  

Curso Proteção Social - MÓDULO VIII - FUNDAÇÃO DEMOCRÁTICO ROCHA - EXERCÍCIOS

 

Questão 1

De acordo com o relatório da organização Frontline Defenders (2020), no ranking mundial dos países que mais matam ativistas e defensores, sobre a situação do Brasil é correto afirmar:

Escolha uma opção:

a. O Brasil se mantém na 1ª colocação no ranking mundial.

b. O Brasil se mantém na 11ª colocação no ranking mundial.

c. O Brasil se mantém na 4ª colocação no ranking mundial.

d. O Brasil está fora do ranking mundial.

 

Questão 2

O Programa de Proteção a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas (PROVITA) faz parte do Sistema Nacional de Proteção a Vítimas e Testemunhas.

Sobre esse Programa, é correto afirmar:

Escolha uma opção:

a. Protege vítimas e/ou testemunhas que estejam sofrendo ameaças, em virtude de colaboração em inquérito policial ou processo criminal.

b. Os casos só podem ser encaminhados por autoridades policiais e Ministério Público.

c. O período de proteção é de um ano, podendo ser prorrogado por até dois anos ou, caso seja necessário, pelo tempo de duração do processo.

d. Teve início em 2000 e é o mais antigo entre os Programas de Proteção.

 

Questão 3

Sobre a Política Nacional de Proteção aos Defensores dos Direitos Humanos – PNPDDH. É correto afirmar que tem entre suas atribuições o dever de:

Escolha uma opção:

a. investigar crimes que seja cometido contra pessoa que promove e defende direitos humanos e que, em função de sua atuação e atividades nessas circunstâncias, foram assassinadas.

b. articular medidas protetivas à pessoa que promove e defende direitos humanos e que, em função de sua atuação e atividades nessas circunstâncias, encontra-se em situação de risco e de ameaça.

c. articular medidas protetivas à pessoa que promove e defende direitos humanos e que se encontrem em atividade oficial no Brasil.

d. articular medidas protetivas à qualquer pessoa intermitentemente que promove e defende direitos humanos.

 

Questão 4

Acerca da criação do Programa de Proteção a Testemunhas e Vítimas (PROVITA) no Brasil, marque a alternativa correta:

Escolha uma opção:

a. foi criado e implementado no ano de 1971, pelo Witness Security Program.

b. foi criado e implementado no ano de 2003, pelo Gabinete da Presidência da República.

c. foi criado e implementado no ano de 2013, pela Secretaria de Justiça e Cidadania (SEJUS-CE).

d. foi criado e implementado no ano de 1998, pelo Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (GAJOP).

 

Questão 5

A Organização das Nações Unidas (ONU) apresenta a seguinte definição de Defensor/a de Direitos Humanos:

“toda pessoa (física ou jurídica), grupo social, instituição/organização social ou movimento social que promove, protege e garante os Direitos Humanos e que em função dessas atividades encontra-se em situação de risco e/ou vulnerabilidade” (1998).

Das afirmativas a seguir, acerca da atuação/luta dessas/es Defensoras/es de Direitos Humanos, caracteriza- se como alternativa o que se indica em:

Escolha uma opção:

a. Apenas I e II.

b. Apenas II e IV.

c. Apenas I e III.

d. Todas as alternativas estão corretas.


Comentários