HERMENEUTICA

De acordo com o artigo 5o, XXXV da CF/88, a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito. Neste caso podemos dizer que a jurisdição (poder de dizer o direito) "cria o direito" para não fugir do seu dever legal de sempre dar uma resposta às demandas que lhe são submetidas, solucionando o caso concreto. Com referência ao dispositivo constitucional acima previsto podemos dizer que trata-se do princípio: A)da inércia da jurisdição. B)da inafastabilidade da jurisdição. C)da territorialidade da jurisdição. D)da investidura da jurisdição. E)da analogia. A interpretação doutrinária do direito: A)tem força vinculante e obrigatória condicionando as decisões judiciais. B)é obrigatória mas não tem força vinculante nas decisões judiciais. C)não tem força vinculante e obrigatória, mas contribui para a evolução dos sistemas jurídicos contemporâneos. D)significa dizer o direito ao caso concreto. E)é um princípio geral do direito. A interpre

Administração de Cargos e Salários - ESAB - Módulo II

ATIVIDADE II


1 - É um princípio que norteia a política salarial nas empresas:

Resposta Correta. Letra B.

B.         * A política salarial deve ser flexível a fim de facilitar os desenvolvimentos e mobilidades internas do pessoal, além de acomodar mudanças motivadas por pressões externas e mudanças dos valores relativos de mercado.

 

2 - No contexto de Análise de Cargos e Salários para a implantação de uma Política Salarial, "Cargo" é:

Resposta Correta. Letra A.

A.         Um grupo de posições ou postos de trabalho que são suficientemente semelhantes para serem englobados numa mesma análise.


3 - A política de recursos humanos da empresa é o fator interno que define as diretrizes provenientes da direção e orientam as ações da empresa da atuação dos sub-sistemas de recrutamento e seleção, treinamento e salários. Por este motivo, tal política é um dos fatores dominantes na composição salarial dos trabalhadores. Desta forma, assinale a afirmativa correta:

Resposta Correta. Letra B.

B.         A política de uma empresa é que define todas as diretrizes de uma Organização e, consequentemente, o nível salarial dos funcionários.


4 - A avaliação de cargos deve ser encarada:

Resposta Correta. Letra B.

B.         Como instrumento de julgamento ou classificação, como uma operação completa para determinar o valor do cargo individual dentro de uma organização, em relação a outros cargos dentro da mesma.


5 - As principais vantagens do método de comparação por fatores relativamente aos sistemas de classificação e comparação por pares são:

Resposta Correta. Letra D.

D.        Caráter mais analítico e comparação dos cargos de forma mais sistemática.

 

6 - A curva salarial é:

Resposta Correta. Letra C.

C.        O produto da correlação entre o valor, em pontos, de cada cargo classificado e o valor, em dinheiro, do total de pontos de cada um dos cargos analisados.


7 - E. J. Benje, S. L. Burk e, E. N. Hay descreveram os seguintes fatores básicos que devem ter no processo de avaliação de cargos: Requisitos mentais Habilidade Esforço físico Responsabilidade Condições de trabalho Cada um desses fatores de avaliação de cargos pode ser dividido em sub-fatores. Assim é que, por exemplo, o fator "condições de trabalho" pode ser desdobrado em sub-fatores como:

Resposta Correta. Letra B.

B.         Temperatura ambiente, iluminação, gases, poeira etc.


8 - Os métodos de análise de cargos mais usuais são os seguintes:

Resposta Correta. Letra A.

A.         Método de observação direta/ Método do questionário/ Método da entrevista direta/ Método misto


9 - A análise de cargos é um processo que visa:

Resposta Correta. Letra D.

D.        Pesquisar as atividades da execução do trabalho, bem como investigar as demandas sobre a mão-de-obra, independente do tipo e nível de emprego.

 

10 - Analise as frases abaixo: a) Um funcionário deve executar somente uma tarefa, no que se refere ao cargo que ocupa; b) Quando existem tarefas em número suficiente para levar ao emprego de uma pessoa, justifica-se a criação de um posto de trabalho.

Assinale a alternativa que demonstra (Verdadeiro ou Falso) para as afirmações acima.

Resposta Correta. Letra D.

D.        a) falsa

b) verdadeira

  

Comentários