ECONOMIA - UNIP - EXERCÍCIOS MÓDULO II - DIREITO

ECONOMIA 

Exercício 1:

Partindo-se da obra do filósofo inglês Adam Smith “A Riqueza das Nações” que sintetiza perfeitamente as concepções liberais e progressistas do Século XVIII e foi publicada em 1776 é possível compreender a necessidade de sua leitura porque o renomado autor nesta obra:

A)marca o nascimento do pensamento econômico, quando ele finalmente se propõe como ciência social.

B)marca o nascimento do pensamento jurídico , quando ele finalmente se propõe como ciência dogmática jurídica.

C)marca o nascimento do pensamento contábil, quando ele finalmente se propõe como ciência econômica.

D)marca o nascimento do pensamento econômico, quando ele finalmente se propõe como ciência exata.

E)marca o nascimento do pensamento econômico socialista enfatizando um Estado soberano e do proletariado.

 

Exercício 2:

No século XIX, conforme a ciência econômica se consolidava e ganhava cada vez mais destaque na sociedade, acompanhou-se o surgimento da corrente “utilitarista”, cujo princípio básico é o de que os atos não devem ser avaliados como moralmente certos ou errados pelas intenções que carregam, mas

A)pelas análises sociais dos ganhos reduzidos.

B)pelos ganhos possíveis para as empresas.

C)pelas consequências que não trazem à sociedade.

D)pelas consequências almejadas mas irreais.

E)pelas consequências que trazem à sociedade (ganhos possíveis).

 

Exercício 3:

A “fisiocracia” denominada como “uma seite de filósofos economistas” surgiu na França entre 1760 a 1770 e impôs-se primeiramente como doutrina que se posicionou no sentido de que:

A)o universo é regido por leis naturais, absolutas, imutáveis e universais, desejadas pela Providencia divina para a felicidade dos homens.

B) o universo é regido por leis naturais e liberais, modificadas pelos homens constantemente a seu bel prazer.

C)o universo é regido por leis sobrenaturais e mutáveis, desejadas pela Providencia divina para a felicidade dos homens.

D)o universo é regido somente por leis naturais, para a felicidade dos homens trabalhadores.

E)  o universo não é regido por leis naturais, mas sim absolutas, mutáveis, desejadas pela Providencia divina para a felicidade das Nações.

 

Exercício 4:

Aponte a resposta correta, considerando o denominado “marxismo” lastreado nos ensinamentos de Karl Max e que em suas conclusões desenvolveu um sistema onde:

A)desenvolveu conceitos que se tornaram muito conhecidos, como por exemplo que buscava o operário e o trabalhador da terra como fieis escudeiros dos lordes.

B)certos conceitos se tornaram muito conhecidos, como por exemplo, o de mais valia, capital variável, capital constante, exército de reserva industrial e outros.

C)certos conceitos se tornaram muito conhecidos, como por exemplo, o capital especulativo, o lucro, exército filantrópico e outros.

D)desenvolveu conceitos que se tornaram muito conhecidos, como por exemplo, o da livre iniciativa e do capital privado e outros.

E)   o capital era muito importante e o Estado, por meio do sistema jurídico era essencial.

 

Exercício 5:

Com uma visão pessimista um dos precursores da economia publicou em 1798 o conhecido “Essay on the principle of population”. Nesta obra, são lançadas as bases da “Teoria da População”: o crescimento demográfico seguiria uma progressão geométrica, enquanto os recursos para o seu sustento aumentariam apenas em progressão aritmética. Logo, no futuro, a humanidade entraria em colapso pela simples impossibilidade de se abastecer. É considerada uma das primeiras obras com preocupações ambientais. A quem se refere o texto?

A)Adam Smith.

B)Guido Mantega.

C)John Maynard Keynes.

D)Thomas Malthus.

E)Joelmir Betting.

 

Exercício 6:

A doutrina econômica no Século XX aponta que o governo teve um papel fundamental, pois o problema do desemprego poderia ser resolvido através da intervenção estatal. Medidas de incentivo ao investimento privado, aumento dos investimentos públicos e redução das taxas de juros estimulariam a atividade produtiva, diminuindo o desemprego. A ideologia capitalista é resgatada, mas de forma substancialmente diferente da visão liberal de Adam Smith. A que corrente do pensamento econômico o trecho se refere?

A)marxismo.

B)dadaísmo.

C)classicismo.

D)neopentecostalismo.

E)keynesianismo.

 

Exercício 7:

O “mercantilismo” propunha-se a determinar precisamente como poderia enriquecer uma nação cuja resposta encontrada foi o comércio, ou seja, o intercâmbio de mercadorias com base em uma unidade de valor, então para garantir o lucro, os países da época adotaram:

A)medidas protecionistas, visando manter sua balança comercial positiva.

B)inviabilizavam as relações econômicas entre metrópoles e colônias consagraram-se através do Pacto Colonial

C)estabeleciam regras de exclusividade entre as nações ricas, de maneira positivistas.

D)adotavam medidas sociais em que a escravidão não existia.

E) estabeleciam o lucro moderado de forma que todas as nações cresceram.

 

 Exercício 8:

Sobre os economistas neoclássicos, é correto afirmar que:

A)defendiam o mesmo que os fisiocratas.

B)Adam Smith, Thomas Malthus e David Ricardo eram seu expoentes máximos.

C)acreditam que o equilíbrio dos mercados era a situação que maximizava a riqueza e que isso só poderia acontecer na economia marxista.

D)acreditam que o equilíbrio dos mercados era a situação que maximizava a riqueza e que isso só poderia acontecer na concorrência perfeita.

E)acreditam que o equilíbrio dos mercados era a situação que maximizava a riqueza e que isso só poderia acontecer no monopólio não competitivo.

 

Exercício 9:

Sobre a divisão do trabalho, explicada por Adam Smith, é correto afirmar:

A)não é adequada aos preguiçosos.

B)obriga os bons a fazerem o trabalho dos desleixados.

C)é ruim porque é injusta e aumenta o trabalho.

D)aumenta a eficiência, que significa otimizar os recursos escassos, ou seja, utilizá-los da melhor forma possível.

E)não existe no sistema socialista determinado por Adam Smith.

 

Exercício 10:

O mercantilismo propunha-se a determinar precisamente como poderia enriquecer uma nação. A resposta encontrada foi o comércio, ou seja, o intercâmbio de mercadorias com base em uma unidade de valor (a moeda) seria a prática que conduziria o país que desejasse acumular riquezas ao sucesso. Para garantir o lucro, os países da época adotaram medidas protecionistas. Dessa forma, assinale a alternativa incorreta que trata do mercantilismo:

A)sustentava que o comércio era a fonte da riqueza, defendendo o intercâmbio de mercadorias seria a prática que conduziria o país que desejasse acumular riquezas ao sucesso.

B)defendia a obtenção de saldos desfavoráveis na balança comercial.

C)uma das variações do mercantilismo foi o metalismo, o qual argumentava que a acumulação de metais preciosos era a fonte de riqueza do país.

D)o “Pacto Colonial” estabelecia regras de exclusividade no comércio entre uma metrópole e suas colônias.

E)as nações pioneiras na expansão marítima europeia foram Portugal e Espanha.

 

Exercício 11:

Nos anos 1960, Raul Prebisch, economista da CEPAL (Comissão Econômica para a América Latina e Caribe), criticou a Teoria das Vantagens comparativas, por entender que:

A)essa teoria levaria à degeneração dos termos de troca do comércio internacional em prejuízo dos países industrializados.

B)o marxismo era inadequado.

C)o neoclassicismo não combinava com o gongorismo.

D)os países pobres tenderiam a ver sua situação econômica piorada em virtude da queda dos preços de seus produtos, eminentemente matérias-primas, ao passo que os produtos industrializados, não fabricados nos países pobres, tenderiam a aumentar de preço.

E)os preços são desnecessários, pois todos tem os insumos básicos na economia latino-americana.

 

Exercício 12:

Algumas das imagens mais marcantes da Grande Depressão [EUA] vieram de Estados ressequidos das pradarias americanas, onde a terra árida forçou famílias de agricultores a fugir em busca de empregos e sustento. A situação desesperadora inspirou as baladas de Woody Guthrie sobre o “Dust Bowl” e o livro “As Vinhas da Ira” de John Steinbeck.(...) Algo semelhante acontece em todo o mundo hoje.Secas persistentes da Austrália ao Afeganistão e da Espanha à Argentina se somam à recessão global para dificultar a vida de agricultores e pecuaristas (The New York Times /Folha de S. Paulo, 30.03.2009)

O texto refere-se a situações como

I. a crise econômica desencadeada pela queda da bolsa de valores de 1929, que causou a “Grande Depressão” na economia dos EUA.

II. um paralelo entre a conjuntura no início dos anos 30e a atual recessão desencadeada pela crise financeira de 2008.

III. as secas que ocorreram na década de 1930 e que hoje se repetem por todo o globo, atingindo todos os países do mundo.

IV. a crise atual que envolve, em grau semelhante, todos os países do mundo.

Sobre o texto em estudo, estão corretas apenas as afirmativas:

A)I e II

B)II e III

C)III e IV

D)I e IV

E)II e IV

 

Exercício 13:

O conceito de Mais-Valia para Marx, representava:

A)Marx entendia que o valor de um bem é determinado pela quantidade de trabalho socialmente necessário para sua produção

B)O regime socialista que propunha era superior ao capitalismo

C)Os trabalhadores não recebem o valor correspondente a seu trabalho, mas só o necessário para sua sobrevivência.

D)No regime comunista seria é  sempre maior a diferença entre o valor incorporado a um bem e a remuneração do trabalho que foi necessário para sua produção

E)Marx acreditava que o Capitalismo seria substituído pela Ditadura do Proletariado (governo comandado por trabalhadores) e, posteriormente, pelo Socialismo

 

Exercício 14:

15. Adam Smith argumentava que a verdadeira riqueza de uma nação esse deve, fundamentamentelmente,  à:

A)O estoque de metais preciosos respondia pelo sucesso e o desenvolvimento da nação.

B)Deveria haver forte intervenção do governo nas atividades econômicas.

C)Os agentes econômicos, na maioria das vezes, atuavam de forma irracional, levando à fraqueza da economia do país.

D)A verdadeira riqueza de uma nação advém do trabalho humano.

E)O país que possuisse mais terras seria o mais desenvolvido.

 

Exercício 15:

Entre as escolas econômicas que mais advogaram a necessidade de liberdade para os mercados de bens e serviços e de fatores de produção, podem ser citadas

A)Fisiocrata e Keynesiana

B)Mercantilista e Clássica

C) Clássica e Neoclássica

D)Keynesiana e Marxista

E)Marxista e Neoliberal


Material disponibilizado no portal online, da Universidade Paulista-UNIP para os alunos ano de 2021 no curso de direito.

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