Pular para o conteúdo principal

Como interpor recursos à Junta Administrativa de Recursos de Infrações – JARI?


Contra a Notificação de Autuação, você deve apresentar defesa da autuação, caso não o faça, ou essa seja indeferida (não aceita) pelo órgão autuador, você receberá a notificação de imposição de penalidade.

A Junta Administrativa de Recursos de Infração – JARI, é um órgão colegiado que compõe o Sistema Nacional de Trânsito, responsável pelo julgamento dos recursos interpostos contra as autuações de trânsito.

Quando o agente da autoridade de trânsito, lavra o Auto de Infração de Trânsito – AIT (art. 280 do CTB), em seu desfavor, você deve receber a Notificação de Autuação, a qual visa lhe informar sobre o cometimento de uma infração de trânsito com veículo de sua propriedade. (Responsabilidade pela infração – verificar o Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito)


Contra a Notificação de Autuação, você deve apresentar defesa da autuação, caso não o faça, ou essa seja indeferida (não aceita) pelo órgão autuador, você receberá a notificação de imposição de penalidade, a qual visa lhe informar sobre a aplicação da penalidade de multa. A notificação de penalidade é posterior à notificação de autuação e ocorre porque a infração flagrada foi processada e julgada e mantida pela autoridade de trânsito competente.

Contra a imposição de penalidade de multa, deve ser interposto recurso à JARI (1ª instância).

A previsão legal para a interposição de tal recurso, encontra-se no artigo 285 do CTB, o qual está assim redigido: “Art. 285. O recurso previsto no art. 283 será interposto perante a autoridade que impôs a penalidade, a qual remetê-lo-á à JARI, que deverá julgá-lo em até trinta dias.”  Grifei

Os procedimentos para interposição de recurso à JARI (1ª instância), contra a imposição de penalidade de multa de trânsito, encontra-se na Resolução nº 299 do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN.



Comentários

  1. Gostaria de agradecer ao Dr. Valter pelo ótimo trabalho prestado a mim,comprometimento destreza e seriedade.

    Obrigado dr Valter...

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde! Gostei muito da sua petição encaminhada ao CETRAN, excelente em Mato Grosso, sou bacharel direito,tem 61 anos, analisando se faço a prova da Ordem,mais estou 4 anos fora da área jurídica, o sr Poderia me encaminhar a copia desta petição, vi o seu vídeo muito bem didático. Desde já agradeço pela ajuda e o cateter social do Sr. Abraço

    ResponderExcluir
  3. Como escreve recorrendo a atuação de chinelo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

MODELOS de defesas de MULTAS DE TRÂNSITO, contra o PROCESSO de SUSPENSÃO do direito de dirigir e CASSAÇÃO DA CNH, para todas as INSTÂNCIAS administrativas.

ACERVO DE RECURSOS E DEFESAS DE TRÂNSITO Trata-se de um ACERVO DE DEFESA E RECURSOS já utilizados em casos reais, em que obtivemos sucesso para nossos clientes.

ACERVO DE RECURSOS E DEFESAS DE TRÂNSITO, é destinado a todos os motoristasdespachantesestudantesestagiários e advogados que pretendam atuar nesta promissora área. 
Os recursos foram elaborados de forma técnica, com os corretos embasamentos jurídicos.
São MODELOS de defesas de MULTAS DE TRÂNSITO, contra o PROCESSO de SUSPENSÃO do direito de dirigir e CASSAÇÃO DA CNH, para todas as INSTÂNCIAS administrativas. E, já vêm com um misto de doutrina e jurisprudência em formato Word, e, portanto, editável.  




ACERVO DE RECURSOS é atualizado constantemente, pelos nossos especialistas em trânsito.
Estes preciosos modelos, propiciam grande possibilidade de êxito, pois já foram utilizados em casos reais.
Efetue a compra e nos envie o comprovante, para liberarmos o seu acesso imediatamente ao ACERVO DE RECURSOS e DEFESAS DE TRÂNSITO.
Você…

Novo documento de veículo | DOCUMENTO DE VEÍCULO EM MEIO ELETRÔNICO (CRLV-e)

Foi publicada a deliberação CONTRAN nº 180, de 30 de dezembro de 2019, que dispõe sobre os requisitos para emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em meio eletrônico (CRLV-e).
Veja o detalhamento no vídeo abaixo!


Compartilhe!

DEFESA DA AUTUAÇÃO NO PROCESSO ADMINISTRATIVO DE TRÂNSITO

Este eBook contempla informações pertinente à elaboração da sua primeira defesa contra multas de trânsito, contra a imposição da penalidade de suspensão do direito de dirigir e contra a imposição da penalidade de cassação da carteira nacional de habilitação (CNH).


<<ACERVO DE RECURSOS E DEFESAS DE TRÂNSITO>>
O objetivo é facilitar o entendimento sobre o tema, apontando a legislação pertinente ao caso, com linguajar simples e com textos intuitivos para facilitar a leitura.

<<Faça como mais de 25 mil Advogados e estudantes de Direito de todo o Brasil. Adquira o Kit de modelos de petições de altíssimo nível>>





Ao adquirir o E-book "DEFESA DA AUTUAÇÃO NO PROCESSO ADMINISTRATIVO DE TRÂNSITO" você terá acesse ao link do nosso ACERVO DE RECURSOS E DEFESAS DE TRÂNSITO, como peças editáveis de MODELOS de defesas de MULTAS DE TRÂNSITO, contra o PROCESSO de SUSPENSÃO do direito de dirigir e CASSAÇÃO da CNH, para todas as INSTÂNCIAS administrativas. Confira o detalham…