Pular para o conteúdo principal

Recusa em fazer teste do bafômetro configura infração independente da constatação de embriaguez

Entendimento foi fixado por Turma de Uniformização de Jurisprudência do tribunal.



Novos etilômetros reforçam fiscalização de motoristas embriagados Detran, A fiscalização do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) para coibir motoristas que dirigem depois de consumir bebida alcoólica foi reforçada com a compra de mais 88 etilômetros — equipamentos usados para aferir a concentração de álcool no organismo / Crédito: Andre Borges/Agência Brasília.

‘‘A recusa do condutor de veículo, abordado na direção de veículo em via pública e/ou que tenha se envolvido em acidente de trânsito, em realizar o teste do etilômetro, por sí só, configura a infração de trânsito prevista no artigo 165-A do Código de Trânsito Brasileiro, independentemente da elaboração de auto de constatação’’.

Este entendimento foi fixado, por unanimidade, pela Turma de Uniformização de Jurisprudência do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, a fim de evitar divergências ainda existentes entre as turmas recursais do TJDFT na interpretação do citado artigo do CTB, especificamente no que diz respeito à necessidade da constatação da ingestão de bebida alcóolica para a configuração do ilícito de recusa à realização do teste do bafômetro.

As divergências continuam a ocorrer nos tribunais do país em face do que seria uma violação dos direitos à não-autoincriminação, ao silêncio e da presunção de inocência. Ainda que se trate, no caso, de infração administrativa.
 

O artigo 165-A do CTB dispõe: 
‘‘Recusar-se a ser submetido a teste, exame clínico, perícia ou outro procedimento que permita certificar influência de álcool ou outra substância psicoativa, na forma estabelecida pelo art. 277: Infração – gravíssima; Penalidade – multa e suspensão do direito de dirigir por 12 (doze) meses; Medida administrativa – recolhimento do documento de habilitação e retenção do veículo’’.
De acordo com o relator do entendimento fixado pelo TJDFT, desembargador Asiel Henrique de Sousa, o sistema de trânsito contempla duas infrações distintas sobre temas relacionados: conduzir veículo comprovadamente embriagado (art. 165) e recusar-se a realizar teste destinado à aferição da influência de álcool (art. 165-A). No entanto, ainda segundo o magistrado, apesar de constituírem infrações administrativas distintas, ambas têm a mesma punição.
“Assim, é de se concluir que a mera recusa em se submeter ao teste de alcoolemia (art. 165-A), na forma disciplinada no art. 277, do CTB, e desde que disciplinado pelo CONTRAN, não faz presumir a embriaguez. E, por consequência, é irrelevante para a aplicação da punição administrativa capitulada neste dispositivo (art. 165-A) a constatação de embriaguez, por qualquer meio, ou a constatação da ausência de embriaguez” – afirmou.



RECORRA VOCÊ MESMO DE SUAS MULTAS E PONTUAÇÕES - Veja Como é simples recorrer de suas Multas de Trânsito sem o auxílio de Advogado ou Despachante! Acesse AQUI

Para o magistrado do TJDFT, 
‘‘a vontade da lei, em relação à conduta descrita no art. 165-A, é de apenar aquele condutor que se recusa a colaborar com as autoridades que fiscalizam as condições do trânsito com a mesma austeridade com que pune aquele que comprovadamente dirige embriagado”. A diferença é que ”o condutor comprovadamente embriagado, que tenha ou não se recusado ao teste referido no art. 165-A, responde, ainda, por infração penal de condução de veículo sob a influência de álcool”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MODELOS de defesas de MULTAS DE TRÂNSITO, contra o PROCESSO de SUSPENSÃO do direito de dirigir e CASSAÇÃO DA CNH, para todas as INSTÂNCIAS administrativas.

ACERVO DE RECURSOS E DEFESAS DE TRÂNSITO Trata-se de um ACERVO DE DEFESA E RECURSOS já utilizados em casos reais, em que obtivemos sucesso para nossos clientes.

ACERVO DE RECURSOS E DEFESAS DE TRÂNSITO, é destinado a todos os motoristasdespachantesestudantesestagiários e advogados que pretendam atuar nesta promissora área. 
Os recursos foram elaborados de forma técnica, com os corretos embasamentos jurídicos.
São MODELOS de defesas de MULTAS DE TRÂNSITO, contra o PROCESSO de SUSPENSÃO do direito de dirigir e CASSAÇÃO DA CNH, para todas as INSTÂNCIAS administrativas. E, já vêm com um misto de doutrina e jurisprudência em formato Word, e, portanto, editável.  




ACERVO DE RECURSOS é atualizado constantemente, pelos nossos especialistas em trânsito.
Estes preciosos modelos, propiciam grande possibilidade de êxito, pois já foram utilizados em casos reais.
Efetue a compra e nos envie o comprovante, para liberarmos o seu acesso imediatamente ao ACERVO DE RECURSOS e DEFESAS DE TRÂNSITO.
Você…

Novo documento de veículo | DOCUMENTO DE VEÍCULO EM MEIO ELETRÔNICO (CRLV-e)

Foi publicada a deliberação CONTRAN nº 180, de 30 de dezembro de 2019, que dispõe sobre os requisitos para emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em meio eletrônico (CRLV-e).
Veja o detalhamento no vídeo abaixo!


Compartilhe!

DEFESA DA AUTUAÇÃO NO PROCESSO ADMINISTRATIVO DE TRÂNSITO

Este eBook contempla informações pertinente à elaboração da sua primeira defesa contra multas de trânsito, contra a imposição da penalidade de suspensão do direito de dirigir e contra a imposição da penalidade de cassação da carteira nacional de habilitação (CNH).


<<ACERVO DE RECURSOS E DEFESAS DE TRÂNSITO>>
O objetivo é facilitar o entendimento sobre o tema, apontando a legislação pertinente ao caso, com linguajar simples e com textos intuitivos para facilitar a leitura.

<<Faça como mais de 25 mil Advogados e estudantes de Direito de todo o Brasil. Adquira o Kit de modelos de petições de altíssimo nível>>





Ao adquirir o E-book "DEFESA DA AUTUAÇÃO NO PROCESSO ADMINISTRATIVO DE TRÂNSITO" você terá acesse ao link do nosso ACERVO DE RECURSOS E DEFESAS DE TRÂNSITO, como peças editáveis de MODELOS de defesas de MULTAS DE TRÂNSITO, contra o PROCESSO de SUSPENSÃO do direito de dirigir e CASSAÇÃO da CNH, para todas as INSTÂNCIAS administrativas. Confira o detalham…